Vela Ligeira

Vela Ligeira

#

 

A prática de vela ligeira, no Clube Naval de Ponta Delgada, teve o seu início por volta de 1939, quando um grupo de sócios se dedicou à modalidade. Pouco tempo depois com a aquisição de barcos de classe Vouga e, mais tarde, da classe Optimist, a vela desenvolveu-se para se tornar uma das modalidades mais emblemáticas do Clube.

A principal atividade da secção de Vela Ligeira do CNPDL é a sua escola de vela.  Esta escola certificada pela FPV é dedicada à aprendizagem da vela em embarcações para miúdos a partir dos 8 anos de idade utilizando embarcações da classe Optimist. Passada a fase de aprendizagem começa a competição até aos 18 anos nas classes Optimist, Laser e 420. Todos os cursos são ministrados por treinadores credenciados.

Também nesta atividade se enquadram os cursos de vela para adultos realizados em outro tipo de embarcação. A secção também organiza provas de âmbito local, e regional nas diversas classes que podem ir além daquelas restritas à escola, como os catamarans, 470 e Vaurien.

Esta é uma modalidade de sucesso com inúmeras vitórias, nas regatas regionais e muito bons resultados  nos nacionais, fruto do empenhamento dos velejadores e suas famílias e dos nossos treinadores.


#
Monitor

José Medeiros

António Valério

Hugo Ponte